Visão por Computador e redes neuronais para Aquacultura


Como parte de uma visita a Peniche, a 4 de Janeiro de 2022, com o objectivo de identificar oportunidades de investigação, realizou-se uma reunião com a MARE (Ana Pombo) e a SEAentia (João Rito).

À esquerda Ana Pombo investigadora MARE, ao centro estão dois investigadores INOV, à direita professor João Carlos Ferreira responsável técnico do projeto Fish2Fork, financiado pelo EEA Grants e promovido pelo INOV em parceria com a universidade de Molde, na Noruega


Tanques com peixes no laboratório MARE


Foi apresentado o projecto Fish2Fork e, resultante da actividade de alimentação de peixes e estratégias de produção, foi identificada uma oportunidade de investigação para um dos doutoramentos em curso, nomeadamente Visão por Computador e redes neuronais para Aquacultura.


Instalações do laboratório MARE



A aquacultura depende fortemente de dados sobre o apetite dos peixes para orientar as estratégias de alimentação e produção. No entanto, a maioria das técnicas para determinar o apetite, stress e bem-estar dos peixes são ineficientes e subjectivas.  Com base numa rede neuronal convolucional (CNN) e visão por computador, desenvolveremos uma técnica autónoma para identificar a intensidade de alimentação dos peixes com base na sua movimentação.

Movimentação de peixes (corvina) em estado de stress


Movimentação de peixes (corvina) em estado normal




Este trabalho é financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEE Grants (Aviso #5). Projeto PT-INNOVATION-0045 – Fish2Fork.
www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/crescimento-azul
Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram
YouTube: EEA Grants Portugal
Mail: info-fmo@efta.int



O que são os EEA Grants?

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. 

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt.

Comentários

Seguidores

Deixe o seu contato

Nome

Email *

Mensagem *